segunda-feira, 29 de março de 2010

Tempo de Páscoa: não só de chocolates a data é feita



A Páscoa é definida como a festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, mas como muitos de seus costumes originaram-se em festivais e cerimônias de outras religiões, podemos defini-la como uma convergência entre três grandes tradições, a cristã, a judaica e a pagã. Na mesma época em que se celebra a Páscoa cristã, os judeus comemoram o Pessach, ou a libertação dos filhos de Israel, por Moisés e Aarão, após mais de 200 anos de cativeiro no Egito, em um episódio histórico conhecido como Êxodo. As palavras Páscoa (português), Pascua (espanhol), Pasqua (italiano) e Pasquês (francês), derivam do hebraico Pessach. Easter e Ostern (Páscoa em inglês e alemão respectivamente) estão diretamente ligadas às origens pagãs dessa festa, quando os povos do período pré-cristianismo festejavam o "Equinócio de Primavera" (dias 21 de março,fim do inverno no Hemisfério Norte) e homenageavam sua Deusa da Primavera, Eostre ou Ostara, a quem era dedicado o mês de abril.

Texto extraído da Revista Danone, pesquisa feita pela professora Élvia Cristina Licurgo, de Língua Portuguesa.
As fotos acima são de alguns trabalhos feitos pela professora de Inglês, Cristiane Azevedo com seus alunos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Estudar Ciências de maneira lúdica




A professora Heloísa Silva Rodrigues costuma propor vários trabalhos interessantes aos alunos.
Abaixo algumas fotos do estudo das células feito pela turma 801.
Aprender assim fica mais fácil e divertido.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Gêneros textuais: Cartão Postal




A Professora Élvia Cristina Licurgo, trabalha os diferentes gêneros textuais com os alunos, dentro da proposta do Projeto Interdisciplinar Lendo o Mundo.
Na última sexta-feira levou a turma 702 ao LIED (Laboratório de Informática Educativa) da Escola onde os alunos puderam utilizar o editor de texto para realizar parte do trabalho.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Palestra marca Dia Internacional da Mulher no Visconde


Em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, a vereadora e professora Odisséia Carvalho fez uma palestra para os alunos,funcionários e professores do C.E.Visconde do Rio Branco.
A palestra aconteceu na sexta-feira, dia 12 de março, às 19 h e contou com a participação de um grande número de alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Foram apresentados slides sobre a Lei Maria da Penha que diz respeito à Violência Contra a Mulher.
Nos slides todos ficaram conhecendo detalhes das leis e as ações governamentais de combate à violência doméstica.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Projeto Lendo o Mundo



O projeto foi elaborado e discutido durante a Semana Pedagógica e contou com a participação dos professores de todas as áreas, da direção e da Coordenação Pedagógica.

O objetivo do Lendo o Mundo, elaborado no C.E.Visconde do Rio Branco em 2010 é capacitar o aluno para que utilize, de forma correta, a leitura e a escrita de variados portadores de textos, visando uma melhor comunicação social; obtenha informações em fontes de comunicação tais como diálogos, entrevistas, jornais, crônicas, mapas,documentos históricos sobre questões atuais;gráficos, compreenda e respeite as variedades linguísticas ao expressar ideias e opiniões; reflita e use os conhecimentos adquiridos sobre a língua e outras disciplinas, possibilitando o crescimento da análise crítica de valores e conceitos.

O fracasso escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem sua origem nas questões ligadas à leitura e escrita. O baixo interesse pela leitura traz consequências para a escrita e esse problema é transferido às séries posteriores. A repetência nas séries iniciais comprova a dificuldade da escola em ensinar a ler e escrever. Para desenvolver o gosto pela leitura, o aluno precisa perceber a necessidade da comunicação nos diversos campos do conhecimento.

O objetivo geral do LER O MUNDO é estimular o aluno a reconhecer a leitura e a escrita como formas fundamentais de aprendizagem; estabelecer relações discursivas; confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes manifestações da linguagem verbal falada e escrita.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Volta às aulas...

Milton Nascimento
Composição: Wagner Tiso / Milton Nascimento
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor flor o o e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.