sexta-feira, 29 de abril de 2011

Comemorações do Centenário do C.E. Visconde do Rio Branco abertas com Banda da Polícia Militar


A postagem é do Blog do Paulo Ourives


Colégio Estadual Visconde do Rio Branco, na Lapa, completa 100 anos

A direção do Colégio Estadual Visconde do Rio Branco abriu hoje (28/04) as comemorações pelo centenário da instituição. Para dar início aos festejos que acontecerão no decorrer do ano até 7 de dezembro, a comunidade escolar, que tem 500 alunos no ensino fundamental e médio, recebeu no pátio da escola a Banda do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). As bandeiras: Nacional, do Estado e do Município foram hasteadas ao som do Hino Nacional. 
A diretora do Visconde do Rio Branco, Marcília Maciel destacou a importância da abertura do centenário. “Não é todo dia que uma instituição de ensino faz 100 anos. Temos muito a comemorar até o dia 7 de dezembro, aniversário do Colégio”. O Visconde do Rio Branco está localizado na Lapa, próximos a uma das comunidades mais carentes de Campos, a Tira Gosto, mas, segundo Marcília, é preciso desmistificar a escola com a questão da violência. “Nossa escola é tranqüila, não tem violência. As pessoas precisam deixar de temer é preciso desmistificar o preconceito. Temos alunos da comunidade, mas também de bairros vizinhos ”, destaca.
Ela também ressalta como positivo para a instituição a parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), que hoje ocupa o segundo piso da Instituição com Centro de Ensino Tecnológico e Profissionalizante (Cetep) e o núcleo do Pólo Avançado da Faetec. “O Colégio Visconde do Rio Branco passou a ter mais projeção, até mesmo junto à comunidade, já que o Cetep, por exemplo, oferece cursos, muitos com a inclusão de nossos alunos”, disse.
Para o sub-tenente Pedro, contra-mestre da Banda do 8º Batalhão da Polícia Militar, a Banda, que faz o papel de relações pública da Polícia Militar, se sentiu honrada com o convite, por participar de um evento em uma área onde a Polícia está presente quase sempre em forma de repressão. “Vamos sempre estar abertos para esse tipo de iniciativa”, ressalta o sub-tenente.        
História – José Maria da Silva Paranhos, primeiro e único Visconde do Rio Branco. Ele nasceu em Salvador (BA) em 16 de março de 1819 e faleceu em 1º de novembro de 1889. Ele foi um estadista, professor, político, jornalista, diplomata e, acima de tudo, monarquista brasileiro. Também é considerado o maior estadista do Segundo Reinado (1831-1889).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Projeto do Centenário do Visconde do Rio Branco: registros



Começamos essa semana o trabalho com as turmas de sétimo e nono ano no Projeto Visconde 2011, Ano do Centenário: aqui todo mundo faz história.



O sétimo ano vai trabalhar com o ambiente escolar em seus mais diversos aspectos, o nono com o entorno da escola, o bairro da Lapa, um dos mais antigos da cidade.








Entre livros e chocolates





A professora Teresa Miranda, auxiliar de biblioteca, observou que a frequência da biblioteca cresce a cada dia, principalmente entre os alunos do turno da manhã.

Na semana da Páscoa a professora doou uma cesta de chocolates para ser sorteada entre os leitores mais assíduos.

A professora Marta Faria Caldas , auxiliar de biblioteca do turno da manhã, organizou o sorteio. A diretora adjunta Marcília Leão sorteou e a contemplada foi a aluna Lara Moreira da 701.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aumenta a cada dia o uso da tecnologia no C.E.Visconde do Rio Branco

Os professores da nossa escola tem usado a tecnologia das mais diferentes formas.
Abaixo vemos mais dois exemplos. A professora Eliane Barcellos que dividiu a turma 901 em dois grupos, com um usou os recursos tecnológicos e livros da sala de multimeios (antiga sala de Geografia) e o segundo grupo pesquisou no LIED (Laboratório de Informática Educativa).
Na semana seguinte os grupos se revesaram, o do LIED foi para a sala de multimeios e vice-versa.




O Professor André Rangel desenvolve com seus alunos, o Projeto MPB nas Escolas.
O projeto MPB nas Escolas, parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e do Instituto Ricardo Cravo Albim pretende mostrar aos estudantes como os compositores da música brasileira influenciaram na formação da identidade cultural dos brasileiros. O programa atende à Lei 11.769, que prevê o ensino de música na educação básica a partir de 2011.


Abaixo as fotos com a turma 901.






Consciência Ampla Cultural em Campos

Cantores, contadores de história, escritores, dançarinos e artistas famosos movimentarão o município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, entre os dias 13 e 17 de abril, no “Consciência Ampla Cultural”,projeto realizado pela distribuidora de energia elétrica Ampla em parceria com a Prefeitura da cidade. O festival, que tem entrada gratuita e acontece no Teatro Trianon, terá participação de artistas consagrados como Moraes Moreira, Danilo Caymmi e Stella Caymmi. A programação é voltada para públicos de diferentes faixas etárias.
Durante os quatro dias de evento, será possível participar de mesas de debate com escritores e pensadores como Antonio Torres e Jorge Mautner e compositores e contadores de história como Bia Bedran e Lúcia Fidalgo. Além disso, os participantes poderão assistir a sessões de cinema, espetáculos de música, dança e teatro, além de aprenderem mais sobre segurança e consumo consciente da energia elétrica. 
O consumo responsável também será abordado no programa de variedades “Novas ideias para novos ideais”apresentado pelo ator Bernardo Mendes e pelo ator e cantor Robson Luy. Ele convidará o público a responder questões que testam o conhecimento e a participar de entrevistas, jogos e brincadeiras.
Os artistas locais também terão espaço garantido no festival. O público poderá assistir a uma mostra de teatro com atores de Campos e da região Norte Fluminense, com a apresentação de esquetes que terão a curadoria de Caique Botkay, seguida de um debate com a dramaturga e diretora Alessandra Vannucci. Os grupos “O Baú que conta e canta”, “Faz de Conta” e “Nem te Conto” irão despertar nas crianças o prazer da leitura, conduzindo o público a vivenciar a magia presente nos livros de literatura. Já o contador de histórias Glauter Barros irá mexer com a imaginação em “Histórias daqui & dali”.
Na oficina “A Arte de Pintar”, ministrada pelos artistas Domi Junior e Aparecida Cássia, o público presente será convidado a explorar o lado artístico de cada um. Mesmo aqueles que jamais utilizaram um pincel poderão realizar o sonho de expressar seus sentimentos em telas confeccionadas de papel machê. O grupo Marionetes & Ciaapresentam, através do espetáculo “Lixo? Eu não!”, uma visão contemporânea sobre o inevitável acúmulo de lixo na vida urbana e o que podemos fazer para solucionar esse problema. 
O público infantil também terá diversão garantida no “Consciência Ampla Cultural”. O desenhista Daniel Azulay irá interagir com as crianças usando canções, arte e mágica e a cantora Bia Bedrancontará em “Histórias de um João de Barro” clássicos da literatura emoldurados nas canções de Braguinha, enquanto a contadora de histórias Lúcia Fidalgo recitará contos literários para despertar o gosto pela leitura.
O produtor cultural Antonio Luiz Baldan, em parceria com o professor Paulo Heméritas, coordenam a Mostra Internacional de Filmes Curta-metragem de Animação. Sob o comando do artista plástico Deneir de Souza Martins, o público mirim criará brinquedos a partir de materiais recicláveis. Para isso, basta levar latas de refrigerante, garrafas PET, potes, tampas de maionese, pedaços de madeira e cerâmica e sucata de eletrodomésticos, entre outros resíduos.
Para saber mais, clique em Programa_Cultural_Campos_2011.
PARTICIPE!

Projeto Consciência Ampla

1ª ETAPA: 01 e 02 /03/2011

Curso para Multiplicadores da Metodologia “A NATUREZA DA PAISAGEM – ENERGIA”, de combate ao desperdício de energia elétrica, da AMPLA/PROCEL na Educação Básica, com carga horária de 12 horas, no prédio do polo Campos da AMPLA.

Professores participantes:
Cristiane Azevedo (Inglês)
Daniele Melo (Educação Física)
Eliane Barcellos (História / Geografia)




2ª ETAPA: 30/03/2011

PALESTRA na escola, ministrada pela equipe de Gestão Ambiental da AMPLA para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º Anos do Ensino Médio.

TEMA: “ PRODUÇÃO DE ENERGIA E COMBATE AO DESPERDÍCIO”











3ª ETAPA: ainda não agendada

OFICINA sob coordenação de uma ONG ligada a Empresa (AMPLA)

4ª ETAPA: data indefinida

Envio de KIT com material didático abordando AS QUESTÕES AMBIENTAIS para os Ensinos Fundamental e Médio.

4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica no Teatro Municipal Trianon

O evento acontece nos dia 21, no teatro Trianon ,e nos dias 22 e 23 no Instituto Federal Fluminense


Neste mês acontece em Campos dos Goytacazes o 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. O evento já é considerado um dos maiores do Brasil. Ele terá a participação de quatro importantes nomes do astronomia mundial. Incluindo dois cosmonautas russos, um astronauta norte-americano que posou na lua e o astronauta brasileiro Marcos Pontes.


O evento acontece nos dia 21, no teatro Trianon ,e nos dias 22 e 23 no Instituto Federal Fluminense.


No dia 20 acontece uma uma sessão solene com apresentação da escola do balé Bolshoi. Também neste evento acontece uma das maiores comemorações relacionadas aos 50 anos que o primeiro homem foi ao espaço. Diversos palestrantes do mundo inteiro estarão em Campos para discutir a astronomia mundial.


No dia 15 de abril haverá a inauguração do planetário para deficientes visuais no educandário do Centro da cidade. Os eventos fazem parte de um calendário para o mês mundial da astronomia. Os encontros são promovidos através de uma parceria entre o Clube de Astronomia Louis Cruls e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Para mais informações clique aqui.



Do RJ INTER TV 1ª Edição



terça-feira, 12 de abril de 2011

Amanhã é dia de SAERJINHO

PROVA

Exame bimestral avaliará o ensino no estado para melhorar colocação do Rio no Ideb

Publicada em 11/04/2011 às 23h58m
O Globo
    RIO - A partir de quarta-feira, alunos da rede estadual de ensino terão de provar por A mais B seus conhecimentos em língua portuguesa e matemática. A cada bimestre, estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio serão submetidos a provas das duas disciplinas. Chamado de Sistema de Avaliação Bimestral do Processo de Ensino e Aprendizagem, o Saerjinho tem como objetivo permitir à Secretaria estadual de Educação detectar as dificuldades de aprendizagem de todas as turmas.
    A secretaria se baseará nos resultados dessas avaliações para ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes. Com isso, planeja traçar políticas públicas de melhoria da qualidade da educação básica. Desenvolvido a partir do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), o Saerjinho terá provas de língua portuguesa com foco em leitura e de matemática, baseada na solução de problemas. Os exames serão aplicados em todas as escolas da rede, nos três turnos, pelos próprios professores que estiverem em classe. A direção de cada colégio estabelecerá o horário mais adequado para a realização das provas, que poderão contar ainda como parte das avaliações bimestrais dos alunos. Os resultados serão disponibilizados na internet.
    Rio ocupa a penúltima colocação no ranking
    A meta da secretaria é alçar o Estado do Rio a uma das cinco primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), até 2014. No ranking mais recente, divulgado no ano passado, o estado ficou na penúltima colocação, à frente somente do Piauí e empatado com Alagoas, Amapá e Rio Grande do Norte . Além do Saerjinho, de acordo com a secretaria, cada escola da rede estadual está trabalhando com metas específicas a serem alcançadas. Junto dos simulados bimestrais, ainda segundo a secretaria, a rede contará com uma avaliação própria, que dará origem ao Índice da Educação Básica do Rio de Janeiro (Iderj).
    O novo método de avaliação foi criado este ano. Para a secretaria, os resultados das provas vão apontar a eficiência e a qualidade do aprendizado em cada uma das escolas. A análise dos desempenhos poderá ser útil em várias áreas do sistema de ensino, segundo o governo do estado. Esta terça-feira será a primeira vez que as provas serão aplicadas, e todas as escolas vão receber a avaliação nos três turnos, sempre no horário das aulas.

    quarta-feira, 6 de abril de 2011

    Estreia do Espaço Cinema


    Hoje foi a estreia do Espaço Cinema, um projeto da Orientadora Tecnológica, Ana Paula Motta com a professora de Português Irenita Alves, que será ampliado para os demais professores interssados.

    O filme escolhido foi A Espada era a Lei que conta a lenda do Rei Arthur, uma das aventuras prediletas de várias gerações. Além do filme a saga do rei inglês vai ficar disponível na página Livro do Mês do blog da escola.




    sexta-feira, 1 de abril de 2011

    Alunos da 701 criam blog

    O Blog foi criado porque a turma 701 está estudando produção de texto com a professora Cristiane Azevedo de Português e Inglês.
    Abaixo as fotos de uma das primeiras postagens do novo blog.
    O endereço é http://blogda701.blogspot.com

    /

    Alunos da 901 fazem trabalho sobre África

    Os alunos do nono ano, turma 901, começaram hoje o estudo da África, parte do currículo mínimo de Geografia.

    O conteúdo sobre o continente africano, embora conste na grade curricular do nono ano, consta no livro do oitavo ano, por isso a professora Eliane Barcellos dividiu a turma em grupos para que pudessem usar tanto o LIED (Laboratório de Informática Educativa) quanto os livros na sala de multimeios (que chamamos de "sala de Geografia"), onde podem além dos livros consultar mapas e globos terrestres.