quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Centenário do Visconde na Imprensa




Abaixo o texto do jornal Folha da Manhã, sobre o centenário de nossa escola.

Colégio Visconde do Rio Branco em festa pelo centenário


O Colégio Estadual Visconde do Rio Branco (Cevrb), no bairro da Lapa, em Campos, comemorou ontem seu centenário com atividades para alunos, professores e funcionários. A programação foi iniciada com uma missa, inauguração da placa do centenário e distribuição do guia prático da nova ortografia.


Em seguida, foram iniciadas atividades culturais com capoeira e taekwondo, almoço de confraternização e, à noite, apresentação do coral de alunos, bolo para comemorar o aniversário e fogos de artifício para celebrar a ocasião. Além de uma mostra da linha do tempo dos principais acontecimentos dos últimos 100 anos.


Segundo a diretora adjunta Edilma Elias da Silva, o colégio abriga 500 alunos dos ensinos do 6º ao 9º ano, médio, fundamental, Educação para Jovens e Adultos (EJA), além de cursos profissionalizantes realizados em parceira com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). “Temos um projeto de realizar o curso técnico integrado ao Ensino Médio. Queremos trazer os jovens para a escola”, destacou.


Marcília Leão Maciel, outra diretora adjunta, ressaltou que o Cevrb é uma família. “Trabalhei cinco anos como pedagoga aqui e depois foi transferida. Senti falta do carinho e a recepção das pessoas. Isso não encontrei em nenhum lugar que trabalhei. Uma emoção muito grande estar participando do centenário”, relatou.


Nina Almeida Brandão, funcionária há 26 anos, elogiou o ambiente. “Estou aposentando junto com o centenário. Quem trabalha aqui se sente em casa. Somos unidos. Estamos sempre dispostos a educar e preparar o aluno para o futuro, mostrando que a educação é o caminho para o sucesso”, afirmou.


A aluna do 7º ano, Eliza Matias, de 12 anos, disse que o colégio é ótima instituição de ensino, basta apenas os alunos cuidarem da escola. “Os professorem têm muita paciência. É uma escola de qualidade. Alguns alunos precisam de conscientização, cuidar da instituição”, disse a aluna, durante as atividades de ontem.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Visconde do Rio Branco no V Salão do Livro

Evento, que vai até o dia 3 de dezembro, é a oportunidade para as escolas adquirirem novos títulos



Alunos, professores e diretores da rede estadual têm até o próximo sábado (3/12) para visitar o 5º Salão do Livro, que ocorre no Centro de Convenções SulAmérica. O evento, que começou nesta quinta-feira (1/12), é a chance que as unidades escolares têm para adquirir novos livros para seus alunos.

- Com o Salão do Livro pretendemos ampliar o acervo das escolas e fomentar o hábito da leitura entre os estudantes – disse o secretário de estado de Educação, Wilson Risolia, que esteve presente na inauguração da feira.

A aluna Giani Cristina Coutinho da Silva, da 2ª série do Ensino Médio do C.E. Nilo Peçanha, estava ansiosa com a oportunidade de indicar seus livros favoritos para a escola.

- Eu adoro livros, principalmente os de romance. Eu e minhas amigas já estamos anotando alguns títulos para sugerirmos e espero que a nossa escola possa adquiri-los.

Segundo o professor Ricardo Tavares, do C.E. Professor Clovis Salgado, é fundamental desenvolver o gosto pela leitura desde cedo.

- O hábito da leitura é fundamental. Ler livros nos ajuda a ampliar nosso vocabulário e a escrever melhor. Além disso, nos faz ampliar nossa visão do mundo – afirmou.

Nesta edição, foram montados 124 estandes, com 206 selos editorias. As unidades escolares receberam uma verba especial de R$ 8 milhões para uso exclusivo nos três dias de evento e os títulos expostos estão sendo vendidos com descontos de 30% sobre o preço de capa (catálogo).

A aluna Camila Félix, do C.E. Walter Orlandini, foi ao Salão do Livro não apenas para conferir as novidades, mas também para apresentar a peça “Os Irmãos das Almas”, inspirada na obra de Martins Pena, uma das inúmeras atrações desse primeiro dia de evento.

- Eu sempre gostei de ler, mas o teatro me estimulou a buscar novos autores e acabei me apaixonando pela obra de Nelson Rodrigues. Felizmente, a biblioteca da nossa escola é maravilhosa e eu posso alugar inúmeros livros – disse a aluna.

De acordo com a diretora do Walter Orlandini, Maria Marly Pereira, a biblioteca da unidade dispõe de 20 mil títulos, que são muito bem aproveitados pelos alunos.

Foto Cris Torres
- Na biblioteca tem lista de espera por determinados livros. Os professores fazem um trabalho muito legal para estimular os alunos a ler. Por isso, pouco antes de acontecer o salão do livro, nós fazemos uma reunião entre diretores e bibliotecárias para decidirmos os títulos que serão comprados.
O primeiro dia de evento contou ainda com palestras, apresentações musicais e de dança e bate-papo com especialistas.

O Centro de Convenções Sul América fica na Av. Paulo de Frontin, esquina com Av. Presidente Vargas, no Estácio, Zona Norte do Rio de Janeiro. O espaço estará aberto das 9h às 18h e a programação é exclusiva para a rede pública estadual.
Foto Ana Paula Motta


O C.E. Visconde do Rio Branco esteve presente no Salão, as professoras Teresa Miranda e Ana Paula Motta compraram muitos livros para o acervo da biblioteca. As sugestões partiram principalmente dos alunos que frequentam a biblioteca. A partir do próximo ano os novos livros vão estar à disposição.

A professora Teresa Miranda
A professora Ana Paula Motta