sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Alunos do Visconde brilham em Encontro de Mediadores e Agentes de Leitura na Seeduc

Participaram representantes das regionais e escolas que integram o projeto
Fonte: Site da Seeduc

 Fotos: Marcia Costa

A coordenação de Leitura da Secretaria de Estado de Educação promoveu, nesta quarta-feira (10/12), no auditório da Seeduc, Zona Portuária do Rio, o lançamento do Caderno do Mediador de Leitura para 2015. O evento, promovido em parceria com o Instituto Ayrton Senna, recebeu agentes de leitura, mediadores, representantes das Regionais, professores e alunos.
 
As escolas presentes fizeram um resumo dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Aconteceram apresentações das unidades C.E. Irmã Cecília Jardim, em Petrópolis; o C.E. Eduardo Breder, em Nova Friburgo; o Ciep 331 Lysia Bernardes, em Cabo Frio; o C.E. Deodato Linhares, em Miracema; o CE Visconde do Rio Branco, em Campos; e o C.E. Iracema Leite Nader, em Barra Mansa.
 
Todos conheceram o novo Caderno do Mediador com as orientações para o próximo ano. Cada Regional recebeu cinco exemplares e o material digitalizado será colocado à disposição de todos os interessados.
 
O Programa de Leitura teve início em 2014, após um projeto piloto em 2013, quando foram capacitados 450 agentes de Leitura.
 
– Esse ano, mais 956 professores participaram da formação continuada, explicou a diretora de Articulação Curricular, professora Adriana Lessa, Hoje, o projeto está em 750 escolas de Ensino Médio que oferecem os três turnos. Para 2015, esperamos formar mais 1.200 agentes e ampliar o programa.
 
Gabriel Santos Nunes, 13 anos, cursa o 6º ano do Ensino Fundamental no C.E. Visconde do Rio Branco, em Campos dos Goitacazes se apresentou com um grupo de canto. Apaixonado por gibis desde pequeno – Turma da Mônica e Menino Maluquinho –, ele começou a se interessar pelo projeto de leitura da escola.
 
– Sempre gostei muito de quadrinhos, e nunca vou largar o gibi, mas agora, estou me interessando por mitologia grega.
O trabalho de leitura mudou o meu desempenho nos estudos. Entendi que era preciso estudar mais. Minha última nota em “português” foi 9,4, explica satisfeito.
 
A professora de Língua Portuguesa, Marcia Cristiane dos Santos, trabalha com os alunos do C.E. Jornalista Barbosa Lima Sobrinho, que cumprem medidas socioeducativas no Novo Degase. Eles editam um jornal, o Barbosão e esse ano, o tema do projeto de leitura foi Ética.
 
– O trabalho com a leitura e a criação do jornal estimula a volta aos estudos e trabalha a autoestima deles. Eles percebem que podem fazer coisas positivas. E o jornal dá visibilidade e voz a esses alunos. Eu sempre reforço que eles não estão privados de pensar e refletir.
 
Prestigiaram o encontro a superintendente Pedagógica da Seeudc, Carla Bertânia; as diretoras regionais Pedagógicas Eli Antônia Arrabal, Elizângela Nascimento de Lima Silva, Luciana Coutinho Vicente e Maria Minerva. Também presentes, as coordenadoras de Ensino Adriana de Souza Vidal, Ellen dos Santos Francisca Deise, Leila Pinto, Márcia Crespo, Simone Alves Pierone, Tatiana V. Fernandes, Valéria Soares de Souza, Vanessa Azevedo , Vanessa Braga , Vivian Pinheiro.
 
Fernanda Lima e Cirlene Fernandes, da Coordenação de Áreas do Conhecimento da Seeduc, deram apoio ao encontro.
 

Nenhum comentário: