Porta Curtas

O que é o projeto Curta na Escola?


A idéia de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002.

Em março de 2006, através da ativação do módulo Curta na Escola, passamos a oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do site.

Pedagogos especializados passaram a contribuir com sugestões - pareceres pedagógicos sobre como utilizar cada filme indicado na abordagem de variadas disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.

A adesão imediata de um grande número de professores, baixando os pareceres e elogiando o serviço, motivou o desenvolvimento do Projeto Curta Na Escola, que reúne neste website um conjunto de ferramentas interativas integralmente dedicadas a promover o uso dos curtas-metragens brasileiros na educação.

Aqui, professores cadastrados compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula através de comentários aos filmes, discussões no fórum e, principalmente, do envio de relatos de suas experiências com a exibição de filmes aos alunos. Tais relatos integram um grande banco de experiências educacionais, permanentemente aberto para consultas por todos.
-> Clique aqui para acessar o Banco de Relatos

O projeto é aberto a professores de todo o Brasil, e tem por objetivo constituir uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos curtas-metragens brasileiros em escolas de todo o país.











A Invenção da Infância 
Documentário | De Liliana Sulzbach | 2000 | 26 min
Das esquecidas às estressadas, das mimadas às exploradas, todas as nuances das crianças do Brasil.



A Invenção da Infância   
Gênero Documentário
Ano 2000
Duração 26 min
Cor Colorido
Bitola 16mm
País Brasil
Local de Produção: RS
Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.




A Invenção da Infância


Eu Queria Ser Um Monstro   
Gênero Animação
Diretor Marão
Ano 2009
Duração 8 min
Cor Colorido
Bitola Beta
País Brasil
Local de Produção: RJ

Ficha Técnica
Co-produção Marão FilmesRocamboleSecretaria de CulturaFotografia Tiago MAL Roteiro Marão Animação MarãoEmpresa(s) produtora(s) Marão Filmes Montagem Tiago MAL Interpretação musical Luama  
O cotidiano de uma criança com bronquite durante sua infância em Nilópolis.

Eu Queria Ser Um Monstro 









Aquarela   
Gênero Animação
Ano 2003
Duração 5 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil
Local de Produção: RJ

Com trilha homônima de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, o filme faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore.

AQUARELA




ILHA DAS FLORES


Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min

Com Ciça Reckziegel

Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.






ILHA DAS FLORES 





10 centavos 
Ficção | De Cesar Fernando de Oliveira | 2007 | 19 min
Com Fernando Fulco, Jorge Júnior, Narcival Rubens, Paulo Prazeres, Stela Voutta, Frank Magalhães
Os capitães da areia de Jorge Amado agora reencarnados nos guardadores de carro do Pelourinho.
10 centavos   
Gênero Ficção
Ano 2007
Duração 19 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
Local de Produção: BA
Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.

10 centavos