Os alunos e professores fizeram uma visita guiada ao parque e depois conheceram o Centro de Visitantes onde assistiram vídeos e discutiram as questões ligadas à restinga e à sustentabilidade e aos impactos da implantação do Complexo Farol-Barra do Furado. Os alunos também apresentaram slides com a música Terra de Caetano Veloso.
O Parque Nacional da Restinga da Jurubatiba (ou PARNA de Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A maioria dos pesquisadores concorda que Jurubatiba é a área de restinga mais bem preservada do país e está praticamente intacta.
Localiza-se na região norte do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, abrangendo as planícies fluviais e marinha do litoral dos municípios de Quissamã, Carapebus e Macaé. Compreende uma faixa de orla marítima com 14 860 ha de área e 44 quilômetros de extensão ao longo da praia, com cerca de 2 km de largura na extremidade oeste, ao lado da lagoa Cabiúnas e 4,8 km de largura na extremidade leste (canal de Ubatuba), com um perímetro de 123 km. Da área total, 62,38% está no município de Quissamã.[1] É administrado peloInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para conhecer mais detalhes clique no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário