sexta-feira, 29 de abril de 2011

Comemorações do Centenário do C.E. Visconde do Rio Branco abertas com Banda da Polícia Militar


A postagem é do Blog do Paulo Ourives


Colégio Estadual Visconde do Rio Branco, na Lapa, completa 100 anos

A direção do Colégio Estadual Visconde do Rio Branco abriu hoje (28/04) as comemorações pelo centenário da instituição. Para dar início aos festejos que acontecerão no decorrer do ano até 7 de dezembro, a comunidade escolar, que tem 500 alunos no ensino fundamental e médio, recebeu no pátio da escola a Banda do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). As bandeiras: Nacional, do Estado e do Município foram hasteadas ao som do Hino Nacional. 
A diretora do Visconde do Rio Branco, Marcília Maciel destacou a importância da abertura do centenário. “Não é todo dia que uma instituição de ensino faz 100 anos. Temos muito a comemorar até o dia 7 de dezembro, aniversário do Colégio”. O Visconde do Rio Branco está localizado na Lapa, próximos a uma das comunidades mais carentes de Campos, a Tira Gosto, mas, segundo Marcília, é preciso desmistificar a escola com a questão da violência. “Nossa escola é tranqüila, não tem violência. As pessoas precisam deixar de temer é preciso desmistificar o preconceito. Temos alunos da comunidade, mas também de bairros vizinhos ”, destaca.
Ela também ressalta como positivo para a instituição a parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), que hoje ocupa o segundo piso da Instituição com Centro de Ensino Tecnológico e Profissionalizante (Cetep) e o núcleo do Pólo Avançado da Faetec. “O Colégio Visconde do Rio Branco passou a ter mais projeção, até mesmo junto à comunidade, já que o Cetep, por exemplo, oferece cursos, muitos com a inclusão de nossos alunos”, disse.
Para o sub-tenente Pedro, contra-mestre da Banda do 8º Batalhão da Polícia Militar, a Banda, que faz o papel de relações pública da Polícia Militar, se sentiu honrada com o convite, por participar de um evento em uma área onde a Polícia está presente quase sempre em forma de repressão. “Vamos sempre estar abertos para esse tipo de iniciativa”, ressalta o sub-tenente.        
História – José Maria da Silva Paranhos, primeiro e único Visconde do Rio Branco. Ele nasceu em Salvador (BA) em 16 de março de 1819 e faleceu em 1º de novembro de 1889. Ele foi um estadista, professor, político, jornalista, diplomata e, acima de tudo, monarquista brasileiro. Também é considerado o maior estadista do Segundo Reinado (1831-1889).

Nenhum comentário: